Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Feliz Deserto através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no dia de hoje (24/10) na sede da Escola Estadual Senador Arnon de Melo, a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Feliz Deserto com o tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violência”.

A Conferência teve o objetivo de debater, elaborar e promover diretrizes baseado no tema abordado neste ano. A secretária de Assistência Social Alice Meliande é a grande responsável pelo evento, onde a mesma pensou em cada detalhe para que a conferência fosse de grande proveito.

Houve a leitura do regimento feita pela assistente social da secretaria municipal Alexssandra Melo. Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, a assistente social da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Marluce Pereira proferiu palestra sobre o tema.

Na abertura do encontro compuseram a mesa, o vice-prefeito Jorge Nunes representando a prefeita Rosiana Beltrão, a presidente do CMDCA Rosa Fulco, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Andreia Costa, o presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente Ângelo Fernandes, o mobilizador do selo unicef no município e secretário de Cultura e esporte Marco Aurélio, o representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA Artur Aurélio, a presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Piaçabuçu Maria Solidade. Na sequência, após a composição da mesa, os participantes foram agraciados com a apresentação cultural das crianças do Cras de Feliz Deserto.

A solenidade contou com a presença do promotor de justiça Thiago Riff Narciso que parabenizou os órgãos municipais competentes por estarem dando bons andamentos diantes das ocorrência existentes na região.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para discutirem os eixos da conferência para elaborarem o relatório final.

Assistência Social

Conselheiros tutelares eleitos para a gestão 2024/2028 têm cerimônia de posse e diplomação

A Prefeitura de Feliz Deserto realizou nesta quarta-feira (10), a solenidade de posse dos 11 conselheiros tutelares eleitos, entre eles 06 suplentes, que assumiram seus cargos para um mandato de 2024-2028, marcando o início de um compromisso crucial com a comunidade infantojuvenil do município. A cerimônia ocorreu no auditório da Escola João Simões.

A cerimônia de posse e diplomação dos novos conselheiros tutelares de Feliz Deserto, contou com a presença da Prefeita Rosiana Beltrão, do Vice-prefeito Jorge Nunes, do Promotor Dr João Batista, da Secretária de Assistência Social Monik Tenório, da Presidente do CMDCA Andreia Costa, além dos secretários municipais e vereadores.

Após o juramento solene os novos integrantes receberam seus certificados de posse, um símbolo do compromisso assumido perante a comunidade.

O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Está definido pela lei federal 8.069, de 13 de julho de 1990, em vigor desde 14 de outubro de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima.

Ao tomar conhecimento desses casos, cabe ao Conselho Tutelar aplicar ou requerer das autoridades competentes as medidas necessárias para a proteção integral da criança ou do adolescente.

Cantata Natalina do CRAS

Na tarde da segunda-feira (25), a Secretaria de Assistência Social realizou a Cantata Natalina do CRAS.

Crianças, idosas e o coral de mulheres do Povoado Pontes saíram em cortejo pelas ruas da cidade.

A apresentação final aconteceu na Praça Central.

Cestas Natalinas

A Prefeitura Municipal de Feliz Deserto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou na tarde desta sexta-feira (22), as cestas natalinas para às famílias cadastradas nos programas sociais, visando levar um pouco mais de conforto e alegria durante as festividades de Natal.

Foram, ao todo, 350 Cestas Natalinas com itens comuns de cestas básicas e itens especiais para o fim de ano.

As entregas foram feitas no CRAS, nos Povoados Pontes, Flexeiras, Mangabeiras e Céu, o evento contou com a presença do Vice-prefeito Jorge Nunes.

A Secretária de Assistência Social Monik Tenório, explicou que a entrega das cestas reafirma o compromisso da administração com as pessoas e a boa gestão dos recursos públicos proporcionando um natal mais digno e igualitário.

Uma gestão séria que tem o compromisso em promover o desenvolvimento e fortalecer a rede de proteção social.