Início Destaque Secretário de Feliz Deserto participa de Missão Técnica do SEBRAE / AL...

Secretário de Feliz Deserto participa de Missão Técnica do SEBRAE / AL a cidades mineiras

Na semana de 23 a 27 de julho, o secretário de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão de Feliz Deserto, juntamente com outros 18 secretários de governo de municípios alagoanos, participou da Missão Técnica chancelada pelo SEBRAE ALAGOAS aos municípios de São Roque de Minas e de Capitólio, no interior do estado de Minas Gerais.

Em ambas as cidades, o secretário Roberto Leoni teve a oportunidade de constatar in loco dois admiráveis exemplos de superação de adversidades e de reversão de tendências desfavoráveis, do ponto de vista do desenvolvimento econômico e social.

Em São Roque de Minas, localizada a cerca de 320 km da capital, na pujante região da Serra da Canastra – onde, inclusive, nasce o rio São Francisco – Leoni pôde conhecer como a administração municipal conseguiu conter o êxodo rural e o consequente processo de esvaziamento da economia local, a partir da implantação e gradual fortalecimento do cooperativismo na cidade, com destaque para o financiamento e expansão da cadeia produtiva de queijos artesanais de alto padrão de qualidade e valor agregado, atualmente reconhecidos no Brasil e no exterior.

Já na cidade de Capitólio, distante 280 km de Belo Horizonte, Roberto Leoni conheceu em detalhes as boas práticas de gestão pública relacionadas ao aproveitamento criativo do potencial turístico local – notadamente da poderosa cadeia de negócios ligados ao turismo náutico – herdado por ocasião da inundação de imensas áreas cultiváveis do município, provocada pela construção, nos anos 60, da barragem da Usina Hidrelétrica de Furnas.

Outro importante case de sucesso apresentado aos secretários integrantes da Missão Técnica, em Capitólio, consistiu nas medidas administrativas adotadas visando à racionalização das etapas e procedimentos de compras governamentais a cargo da Prefeitura daquele município e que contribuíram sobremaneira para a criação da Sala Mineira do Empreendedor, projeto resultante da parceria entre o SEBRAE MINAS e a JUCEMG – Junta Comercial do Estado de Minas Gerais.

Participaram, também, dessa importante iniciativa de difusão de experiências exitosas os secretários dos municípios de Penedo, Piaçabuçu, Coruripe, Traipu, Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Messias, Rio Largo, Major Izidoro, Campestre, Quebrangulo, Junqueiro e Teotônio Vilela.