CRAS comemora o mês do idoso e realiza palestra em homenagem ao Outubro Rosa.

Nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Feliz Deserto comemorou o mês da pessoa idosa e iniciou a Campanha Outubro Rosa, na programação ocorreram as palestras sobre o “Direito da Pessoa Idosa” com a assistente social do CREAS Maria Clara Ramos; “Violência contra a Pessoa Idosa” com a advogada e coordenadora do CREAS Narcyjane Torres; “Saúde da Mulher – Prevenção ao Câncer de Mama”, com a Enf. Lia da Secretaria Municipal de Saúde; “Direitos ao BPC, Benefício de Prestação Continuada ao idoso e à pessoa com deficiência, proferida pelo Assistente Social do CRAS Leandro Possidonio.

Houve, também, atividade física com a Profissional de Educação Física da equipe do NASF Feliz Deserto, Ed. Josy para comemorar o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização para prevenção ao câncer de mama.

“O autoexame e a primeira detecção são muito importantes, porque o quanto antes o diagnóstico for realizado, mais eficiente será o tratamento e evitamos danos maiores”, pontuou a Enf. Lia, ressaltando ainda que é preciso procurar o médico em caso de suspeita.

Ainda, nesta tarde, a monitora de artes Genúzia Cota passou uma mensagem de carinho a todos os participantes. Ao final das atividades, a Coordenadora do CRAS Narcithania Torres ressaltou, ainda a importância do conhecimento do próprio corpo, que através do autoexame (toque da mama e das axilas) perceber algo estranho deve-se procurar o médico; lembrou, ainda, que o Câncer de mama também ocorre no homem, portanto, todos devem se prevenir.

Encerrando a tarde houve sorteio de brindes para todos os participantes.

O secretário Reginaldo Barreto citou que fica muito feliz em poder proporcionar com o apoio da prefeitura Municipal de Feliz Deserto esses momentos de informação e orientação aos idosos e a população, falou também da importância da saúde da mulher, onde elas devem ter cuidados com o câncer de mama, sempre fazendo os exames constantemente.

As atividades se estenderam ao povoado Pontes na manhã de hoje 25 de outubro. A iniciativa foi para conscientizar os usuários da SMAS, em geral.

Saiba mais sobre a campanha:

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia nos meses de outubro. Posteriormente, o mês de outubro se tornou o mês da prevenção ao câncer de mama.

Por ASCOM