Destaque
Acessórios feitos por artesãs de Feliz Deserto ganham mercado nacional

Artesãs de Feliz Deserto, pequeno município que fica no Litoral Sul de Alagoas, produzem há 20 anos acessórios com a palha de taboa, uma planta aquática encontrada em áreas de várzeas, brejos e manguezais. Mas só agora as bolsas e carteiras produzidas por elas ganharam os desfiles de moda e em pouco tempo também estarão nas lojas de uma grife carioca.
A presidente da Associação das Artesãs de Feliz Deserto, Ana Lúcia dos Santos, diz que foram encomendados 260 itens nesta primeira etapa. “A expectativa é que a gente tenha uma boa produção para que a entrega seja feita no prazo certo, com bom acabamento para que venha mais pedido”, diz a artesã.
As 20 mulheres associadas trabalham a todo vapor para dar conta da encomenda feita pela grife Cantão. Elas chegam a ficar dez horas por dia na sede da cooperativa, localizada às margens da AL-101 Sul. “A gente trabalha muito, mas também fica orgulhosa e sabe que, com esse pedido, vai chegar o fim do mês e vamos receber alguma coisa”, comemora a presidente da associação.
Produção
São muitas etapas a serem cumpridas até o resultado final. Para produzir uma bolsa grande são necessários três dias, mas as artesãs até conseguem fazer em menos tempo porque organizaram um processo de produção estruturado.
A matéria-prima, pouca conhecida da maioria das pessoas, é retirada de áreas de várzeas. A palha da taboa lembra um pouco a da cana-de-açúcar, mas só de longe. Primeiro as artesãs escolhem as melhores palhas, depois elas cortam, separam e colocam para secar. “Quando chove muito, atrapalha porque apodrece o junco (nome dado a esse gênero de plantas), que não pode estar muito seco nem muito úmido”, explica Maria de Lourdes dos Santos, 46.

Depois de seca, a palha passa pela raspagem e uma das responsáveis por essa etapa é a artesã mais antiga da cooperativa, Marinalva Santos, 44. Ela passa o dia ripando a palha para deixá-la pronta para o próximo processo. E é assim que elas trabalham.
A partir daí, elas começam a trançar a palha e haja mãos, porque eslas são grossas. Em seguida é hora de juntar os trançados e começar a costurar a peça até o acabamento.
Parceria
A parceria com a marca carioca se deu por intermédio do Sebrae que apoia a cooperativa desde o início da criação, há 20 anos. Essa não é a primeira vez que as estilistas da Cantão se encantam com o artesanato alagoano. Na coleção do verão passado – e no próximo também – elas utilizaram o bordado filé.
“Acreditamos muito no trabalho manual. Tem muito a ver com a marca e consideramos um privilégio quando conseguimos inseri-lo na coleção. Queríamos usar artesanato brasileiro, então resolvemos visitar Maceió para conhecer de perto as possibilidades e acabamos nos interessando muito pelo trabalho dos bordados e da palha. O Sebrae nos apoiou durante todo o processo. É um importante elo para a realização do negócio”, diz a estilista Lanza Mazza.


Destaque
Trigésima Edição do Festival do Maçunim e Gincana de Pesca de Arremesso em Feliz Deserto!

Prepare-se para um dos eventos mais esperados do ano! Nos dias 05 e 06 de abril de 2025, Feliz Deserto será palco da trigésima edição do Festival do Maçunim e Gincana de Pesca de Arremesso. Este festival, que já se tornou uma tradição na região, promete trazer muita diversão, emoção e, claro, grandes premiações!
Com mais de R$ 70 mil em prêmios, a competição atrai pescadores de todas as partes, que vêm em busca de mostrar suas habilidades e levar para casa troféus e recompensas. Além da pesca, o festival contará com diversas atrações musicais.
Venha celebrar com a gente essa festa que reúne esporte, natureza e comunidade. Não perca a oportunidade de fazer parte dessa história que já dura três décadas!
Marque na sua agenda e prepare-se para um final de semana inesquecível em Feliz Deserto!

Destaque
Prefeito Jorge Nunes, se reuni com Gerência da Caixa Econômica Federal
Destaque
Cerimônia de Posse

No dia 01/01/2025, a cidade de Feliz Deserto deu as boas-vindas ao novo prefeito Jorge Nunes e ao vice-prefeito João Paulo Cota, além dos vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024. Jorge Nunes assume a prefeitura após 8 anos de dedicação como vice-prefeito na gestão da ex-prefeita Rosiana Beltrão (2017-2024).
Jorge esteve acompanhado por sua família: a esposa, Niane Nunes; os filhos, Murilo Nunes e Jorge Fellipe, outros integrantes da família também marcaram presença.
Prefeito e vice-prefeito proferiram o juramento e assinaram o termo de posse. Os dois, juntamente com os 09 vereadores eleitos, que já haviam sido diplomados pela Justiça Eleitoral, oficializando o reconhecimento dos eleitos pelo povo e os habilitando para exercerem seus mandatos.
A cerimônia emocionante aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Idelmon Silva Cota e contou com a presença da ex-prefeita Rosiana Beltrão, novos secretários e uma população animada.
Vereadores empossados:
– Antônio dos Santos Filho
– Everton Rocha
– Gilmar dos Santos
– Jailton Florentino dos Santos
– José Adilson Lessa Sabino
– Josan Ferreira Lessa
– Reginaldo Barreto dos Santos
– Tânia Maria Dias de Melo
– Willames Lessa Silva Cardoso
Novo Secretariado:
– Alexline Lessa: Chefe de Gabinete
– Dayvid Muniz: Secretário de Administração
-Djalma Barros: Secretário de Educação
– Gabriel Oliveira: Secretário de Esportes e Cultura
– Harry Neto: Secretário de Obras, Urbanismo e Habitação
– Idelberto Cota: Secretário de Agricultura e Meio Ambiente
– Jeane Lima: Secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
– José Derival: Secretário de Saúde
– José Horgdys: Secretário de Turismo e Promoção de Eventos
– Niane Nunes: Secretária de Assistência Social
– Patrícia Lessa: Secretária de Defesa Civil
– Sanderval Nunes: Secretário de Finanças





-
Assistência Social8 anos atrás
Visitadoras do Programa Criança Feliz recebem capacitação.
-
Assistência Social8 anos atrás
Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS publica o edital do Fórum Eleitoral de Entidades e Organizações de Assistência Social
-
Esporte e Cultura7 anos atrás
Fotos – Garota Maçunim 2017
2 Comentários