Destaque
Secretaria de Saúde promove evento de prevenção e combate ao câncer de próstata
Nesta última terça (27) A Prefeitura Municipal de Feliz Deserto junto com a Secretaria Municipal de Saúde e as equipes de saúde urbana e rural promoveram um evento sobre educação e prevenção sobre novembro azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, realizado na Unidade Básica de Saúde I(centro).
Encerrando o mês de campanha, novembro, mês em que o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata.
O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos.
Recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Procure sempre um urologista, tirando dúvidas e quebrando preconceitos.
O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos! Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina.
Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!
É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens.
Por ASCOMFD
Destaque
Encontro da Região Nordeste de Estratégia para Cooperação Técnica dos Planos Decenais de Educação
Os Secretários de Educação de Feliz Deserto e Cajueiro, Djalma Bárros e Maria José, marcaram presença no importante encontro da Região Nordeste de Estratégia para Cooperação Técnica dos Planos Decenais de Educação. O evento ocorreu na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, e reuniu representantes de diversos órgãos educacionais do Nordeste.
Este encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e fortalecer a colaboração entre os estados, visando melhorar a qualidade da educação na região. Djalma Bárros e Maria José contribuíram com suas visões e experiências, destacando as necessidades e desafios enfrentados nas suas respectivas localidades.
A participação dos secretários é um passo significativo para a construção de um futuro educacional mais sólido e integrado, onde o compartilhamento de práticas bem-sucedidas pode beneficiar não apenas Feliz Deserto e Cajueiro, mas toda a região nordestina. A colaboração entre os municípios é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam às demandas educacionais e promovam um ensino de qualidade para todos.
Com encontros como esse, a esperança é que as ações conjuntas resultem em avanços significativos nos Planos Decenais de Educação, garantindo que cada criança tenha acesso a uma educação digna e transformadora.
Assistência Social
Festa em Comemoração ao Mês das Crianças Atraí Mais de 450 pequenos
Na tarde desta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, organizou uma festa especial para celebrar o mês das crianças. O evento, que aconteceu em Feliz Deserto, reuniu mais de 450 crianças da educação infantil, do ensino fundamental e do programa Criança Feliz, proporcionando uma tarde repleta de alegria e diversão.
As crianças puderam desfrutar de diversas brincadeiras, lanches saborosos e, claro, muitos presentes. O clima festivo contagiou a todos os presentes, fazendo com que a celebração se tornasse um momento inesquecível para os pequenos.
Estiveram presentes na festividade a Prefeita Rosiana Beltrão, o vice-prefeito Jorge Nunes, o Secretário de Educação Djalma Barros e a Secretária de Assistência Social Monik Tenório. A presença dos líderes municipais reforçou a importância da iniciativa e o compromisso da administração com o bem-estar das crianças da comunidade.
A festa não apenas proporcionou momentos de alegria, mas também destacou o papel fundamental das políticas públicas voltadas para a infância, promovendo um ambiente onde as crianças podem brincar e se desenvolver plenamente. A comemoração foi um sucesso e deixou um sorriso no rosto de todos os participantes. Uma verdadeira demonstração de carinho e cuidado com as futuras gerações!
Destaque
Professores e Alunos de Feliz Deserto Brilham no SINPETE
Recentemente, professores e alunos das escolas municipais de Feliz Deserto, Hévyton Alves Possidônio e João Manuel Muniz Simões, tiveram a oportunidade de participar do SINPETE, um programa de pesquisa extensionista da Universidade Federal de Alagoas que visa estimular a divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Desde seu início em 2022, o SINPETE tem promovido diversas atividades para fomentar projetos práticos.
Dentre as inscrições feitas, quatro artigos foram selecionados para apresentação e exposição que aconteceram nos dias 18 e 21 de outubro. O Secretário Municipal de Educação, Djalma Barros, prestigiou as apresentações, demonstrando o apoio da gestão às iniciativas educacionais.
Os artigos selecionados foram:
1. Projeto de leitura: a sua importância e os diversos gêneros que motivam o aluno no processo do protagonismo e criação de suas próprias histórias
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Hévyton Alves Possidônio.
2. A importância do conhecimento da higiene íntima feminina nas redes de Escola Pública
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Hévyton Alves Possidônio.
3. Plantando sementes, colhendo frutos – quintais produtivos
– Escola Municipal de Educação Básica João Manuel Muniz Simões.
4. Piquenique literário
– Escola Municipal de Educação Básica João Manuel Muniz Simões.
Os trabalhos foram elaborados por um grupo talentoso de participantes, incluindo Rosimeire Porto Santos, Lucélia Assunção Barreto, Valbeane Ferreira dos Santos, Selma Batista do S. Gomes, Maria Clara F. Lessa, Jeyziane do N. Florentino, Maria Eduarda S. de Araújo, Maria N. C. dos Santos, Rosiane Souza da S. Sabino, Maria A. S. D. Oliveira, Maria Marinho S. Ramos, Idejaci S. Ferreira, Uilma dos S. Silva, Jani Clézia P. Barreto e Maria Fernanda M. De Araújo.
A participação no SINPETE não apenas destaca o empenho dos alunos e professores em promover a educação científica na comunidade local, mas também reforça a importância da colaboração entre as escolas e instituições superiores para o desenvolvimento educacional e social da região.
O Secretário de Educação, Djalma Barros, falou da importância do projeto: “Essas ações são fundamentais para incentivar o protagonismo dos estudantes e promover discussões relevantes sobre temas que impactam diretamente suas vidas e a sociedade como um todo. Parabéns a todos os envolvidos!”
-
Assistência Social7 anos atrás
Visitadoras do Programa Criança Feliz recebem capacitação.
-
Assistência Social7 anos atrás
Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS publica o edital do Fórum Eleitoral de Entidades e Organizações de Assistência Social
-
Esporte e Cultura7 anos atrás
Fotos – Garota Maçunim 2017