Início Destaque Prefeita e secretário de Educação de Feliz Deserto participam de evento visando...

Prefeita e secretário de Educação de Feliz Deserto participam de evento visando à melhoria da Educação nos Municípios do CONISUL

Nesta quarta-feira, 11, a prefeita Rosiana Beltrão e o secretário de Educação Djalma Barros participaram do 1º Encontro de Formação do Programa de Melhoria da Educação dos Municípios da Região do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas – CONISUL.

A prefeita assinou o acordo de cooperação para implantação do Programa Melhoria da Educação, iniciativa da Fundação Itaú Social.

O evento teve como objetivo fortalecer os gestores municipais, de modo a contribuir com o aprimoramento dos processos e das estruturas de gestão educacional, como também com o desenvolvimento da atuação regional no âmbito da Educação.

Simultaneamente, aconteceu o 1º Encontro do Grupo Estratégico da Educação: Integração Regional, contando com a ativa participação dos secretários municipais de educação, que, na ocasião, puderam apresentar o panorama educacional de seus respectivos municípios, abordando desafios, dificuldades e os projetos considerados exitosos.

À tarde, a equipe da Oficina Municipal – associação multidisciplinar, sediada em São Paulo, que exerce continuamente a função de escola de cidadania e gestão pública  – apresentou um diagnóstico acerca dos indicadores educacionais dos municípios, bem como um resumo das principais etapas a serem cumpridas ao longo dos próximos três anos, período de duração do projeto junto ao Conisul.

A ligação firmada entre o Conisul, a Fundação Itaú Social e a Oficina Municipal possibilitará a atuação de prefeitos, dirigentes municipais de educação, com suas equipes de trabalho e dos consórcios, em um processo de formação que poderá ser concretizado através de adequadas estratégias de ação: elaboração de planejamento de curto prazo, a partir da realização de diagnóstico da educação municipal, e construção de instâncias de troca de experiências e ação coletiva, em nível regional.

Pretende-se, assim, ampliar a autonomia dos municípios, principalmente pelo embasamento teórico-prático das equipes gestoras da educação municipal, além de criar uma institucionalidade intermunicipal própria, capaz de apoiar os municípios integrantes do consórcio em diversos aspectos das políticas de Educação.

Na ocasião, ficou definido que caberá à Oficina Municipal orientar e acompanhar os gestores municipais na elaboração do diagnóstico da situação local lastreada na  análise dos respectivos indicadores sociais, viabilizando-se, assim, meios apropriados para o desenvolvimento e implementação de planos de curto, médio e longo prazos, bem como de processos de gestão na área da Educação, em âmbito regional.

A elaboração dos referidos planos e processos de gestão deverá ocorrer sempre de maneira participativa e envolvendo os mais diversos atores sociais relacionados à matéria, de forma a subsidiar permanentemente a formulação e a execução de políticas públicas municipais de Educação realmente sintonizadas aos verdadeiros anseios das comunidades demandantes.