Conecte-se Conosco

História

População: 4.714 habitantes

Localização: Fica no Leste alagoano. Possui 91,824 km² de área e está a 118 quilômetros de Maceió.

Geografia: Feliz Deserto é marcado pela presença de vegetação de Mata Atlântica. O clima nessa mesorregião é tropical litorâneo úmido, com sol nos meses de setembro até Maio, da primavera até o verão, com temperatura variando em torno de 19°C à 32°C. E com chuva e temporais nos meses de Junho até Agosto, do outono até o inverno, com temperaturas variando em torno de 15°C à 26°C.

Histórico: Primitivamente o local onde se localiza a cidade de Feliz Deserto era aldeamento dos índios Caetés.

A colonização do local, entretanto, foi iniciada alguns anos mais tarde, quando naufragou próximo à costa o holandês Domingo Mendes. Acompanhado da esposa, Dona Maria Mendes, situou-se próximo ao aldeamento indígena, com os sobreviventes do naufrágio, organizou o aglomerado.

Segundo a tradição, Domingos Mendes encontrou debaixo de um frondoso cajueiro uma Imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Embora o lugar fosse deserto, sentiu-se feliz com o achado. Daí, ter batizado a nova povoação com o nome de Feliz Deserto.

Embora tenha construído sua matriz em 1930, somente por volta de 1945 é que o desenvolvimento recebeu um impulso maior e as lideranças locais iniciaram um movimento pela emancipação política, destacando-se Luiz Antonio Coelho, José das Chagas Lessa, Manoel Possidônio dos Santos, Dionísio José de Góes e o então deputado Luiz Coutinho.

Elevado à categoria de município com a denominação de Feliz Deserto, pela lei estadual nº 2266, de 23-07-1960, desmembrado de Piaçabuçu. Sede no atual distrito de Feliz Deserto ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-08-1960.

Turismo: Localizado entre Coruripe e Piaçabuçu, Feliz Deserto reúne encanto e beleza. A Praia do Maçunim, principal atração turística local, com suas águas esverdeadas, é extasiante e faz uma parceria ideal com a praia de Flexeiras. Em Feliz Deserto, o sol brilha a ano inteiro e seu principal atrativo é a tranqüilidade e a integração com a comunidade.

Eventos: Suas principais festividades são: o carnaval, as festas juninas, a Emancipação Política (dia 7) e o Festival do Maçunim (ambos em agosto), Gincana de Pesca e Arremesso (setembro) e a festa da padroeira, Nossa Senhora Mãe dos Homens (23 a 31 de dezembro) com a tradicional peregrinação a cavalo de Piaçabuçu a Feliz Deserto.

[divider]

Prefeito: Maykon Beltrão Lima de Siqueira

Partido: PMDB

Aniversário: 15/07/1978

Endereço: Rua Dr. Getúlio Vargas, 56 – Centro – CEP:57220-000

CNPJ:12.242.020/0001-58

Data Emanc.:07/08/1960

Site: https://felizdeserto.al.gov.br/

E-mail’s: falecnosco@felizdeserto.al.gov.br

Telefones:(82) 3556-1133  Fax:3556-1128

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *