Início Destaque Caminhão ‘Amigo do Peito’ realiza mamografias em Feliz Deserto.

Caminhão ‘Amigo do Peito’ realiza mamografias em Feliz Deserto.

O caminhão ‘Amigo do Peito’ é uma unidade móvel dotada de equipamentos modernos que realiza exames de mamografia de forma gratuita, tanto no período da manhã quanto da tarde, em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O projeto visa garantir rapidez e qualidade no acesso ao exame, conscientizando as mulheres quanto à importância do diagnóstico precoce. Nesta segunda e terça-feira (18 e 19), a ação acontecerá na Praça Domingos Mendes em frente ao Posto de saúde-centro.

A mamografia é o melhor exame para detectar o câncer de mama. Como forma eficaz de prevenção, a Prefeitura de Feliz Deserto, com recursos próprios, e através da Secretaria Municipal de Saúde, montou nesta segunda-feira, 18, defronte à unidade de saúde-centro, um consultório itinerante.

Segundo o secretário municipal de saúde, Derival Nunes, essa é mais uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde dentro da programação do Outubro Rosa, que vem permitindo o acesso a exames e informações fundamentais para a saúde das mulheres de Feliz Deserto. “Esta é a primeira vez que o Caminhão Amigo do Peito vem à cidade de Feliz Deserto. Estamos criando uma oportunidade extraordinária para aquelas mulheres na faixa etária de 50 a 69 de fazerem a mamografia. Muitas dessas mulheres nunca tiveram acesso ao exame e nós estaremos, em dois dias, garantindo mais de 175 exames”, inteirou Derival.

Os exames serão realizados em mulheres com agendamento prévio feito por agentes de saúde das unidades. A estimativa é que o atendimento contemple também as moradoras dos povoados Pontes e Flexeiras.