Início Destaque Alunos recebem apostilas que irão ajudar na prova ANA.

Alunos recebem apostilas que irão ajudar na prova ANA.

A Secretaria Municipal de Educação de Feliz Deserto visitou as escolas do município, que irão participar da prova ANA para realizar a entrega das apostilas.

A entrega das apostilas está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação, os professores passou para os alunos o quanto isso vai ajudá-los no processo de ensino aprendizagem e consequentemente no futuro deles. Estudantes da Escola Municipal João Manoel Muniz Simões receberam a apostila.

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.

Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola.

A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra. A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor regente de classe esteja presente à aplicação.

De acordo com o Secretário de Educação, Djalma Barros, “os cadernos entregues proporcionarão aos estudantes envolvidos o suporte pedagógico necessário para contribuir com o sucesso dos mesmos. Além disso, com base nos resultados diagnosticados, será possível planejar ações pedagógicas significativas para a melhoria da qualidade do ensino”, frisou o secretário.