Início Destaque Secretaria de Saúde promove evento de prevenção e combate ao câncer de...

Secretaria de Saúde promove evento de prevenção e combate ao câncer de próstata

72
0
COMPARTILHAR

Nesta última terça (27) A Prefeitura Municipal de Feliz Deserto junto com a Secretaria Municipal de Saúde e as equipes de saúde urbana e rural promoveram um evento sobre educação e prevenção sobre novembro azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, realizado na Unidade Básica de Saúde I(centro).

Encerrando o mês de campanha, novembro, mês em que o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos.

Recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Procure sempre um urologista, tirando dúvidas e quebrando preconceitos.

O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos! Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina.

Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!

É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens.

Por ASCOMFD

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui